Visita a Matriz do Carrefour em São Paulo do grupo com os integrantes João Marcos Santana Filho, Luiz Antonio Marinho e Jéssica Giglio para a aula de Teoria das Organizações. Esse trabalho foi feito com o objetivo de verificar a história da empresa, a missão, a relação entre a empresa e o funcionário, entre outros detalhes que irão ser falados.

Trajetória da Empresa

O Carrefour está no Brasil há mais de 35 anos. Pioneiros no varejo, reunimos uma equipe que representa a diversidade do País.     
Com mais de 170 lojas distribuídas pelo Território Nacional, nos relacionamos com milhares de pessoas, diariamente e estamos abertos ao aprendizado mútuo com todos os nossos públicos.
A primeira loja do Carrefour chega ao Brasil em 1975, na cidade de São Paulo, trazendo um novo conceito de varejo, até então desconhecido por aqui - HIPERMERCADO. O novo modelo abria as portas para áreas de consumo amplas, variedade de opções de produtos, com qualidade e a preços justos, além de um atendimento diferenciado e eficaz, capaz de superar as expectativas do cliente. Este padrão se refletiu em receptividade e sucesso imediato da loja. E, em 1976, o mesmo se repetiu no Rio de Janeiro, com a sua primeira unidade no estado, a segunda no país. A partir daí, novas unidades foram sendo abertas em todas as partes do Brasil. Um crescimento inevitável, que resultou na expansão desse modelo em várias regiões do País.

1975 - O Carrefour chega ao Brasil.
1976- Após o sucesso comercial do Hiper mercado em São Paulo, o Carrefour inaugura sua primeira loja na cidade do Rio de Janeiro.
1980 - O Carrefour lança oficialmente o Compromisso Público, documento registrado em cartório que garante o menor preço ou a diferença de volta direto no caixa.
1989- É lançado o cartão de crédito Carrefour. Com o passar dos anos os cartões se tornaram mais um serviço do leque de facilidades oferecido pelo Carrefour.
1993- É aberto o primeiro posto de combustível Carrefour na loja de Santo André.
1998- Carrefour compra 85 lojas no Brasil e implementa o novo modelo de mercados no Brasil, os Supermercados.
1999- É lançado o selo Garantia de Origem, que certifica o processo de plantio, obtenção, transporte e armazenagem de alguns alimentos perecíveis comercializados pelo Carrefour.
2003-É criada a agência de Turismo Carrefour, que oferece diversos pacotes de viagens e serviços, como locação de veículos e seguros.
2006- Lançamento da Linha Viver que é uma linha de produtos saudáveis divididos em seis famílias: Diet, Light, Orgânicos, Funcionais, Soja, Zero.
Em Maio o Carrefour inaugurou os supermercados Carrefour Bairro com presença em Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.
2007 - Em maio deste ano é criado o Carrefour Soluções Financeiras cujo objetivo é ofertar serviços e soluções aos clientes no setor financeiro.
Carrefour Express: em agosto deste ano, 05 lojas do formato conveniência foram inauguradas em 5 postos de rua do Carrefour em Porto Alegre (RS).
Em outubro é lançado o Carrefour Connect. Uma parceria inédita entre o Carrefour e a Telefônica que vão instalar, integrar e configurar na casa do cliente computadores, internet, tv, home theater, rede wireless, entre outros.
2009- O Carrefour adquire 10 lojas da rede Gimenes (interior de São Paulo) para o formato Bairro.
2010- Lançamento do E-Commerce: O Carrefour lança a sua grande novidade o E-commerce onde você pode encontrar tudo que você encontra nas lojas do Carrefour em apenas um clique.

Produtos e Serviços



Hipermercados Carrefour
O Carrefour é, hoje, a grande marca de hipermercados no cenário mundial. Lançado em 1960, e criando um conceito totalmente inovador para a época, não parou mais de crescer. Atualmente um novo hipermercado Carrefour abre por semana, em alguma parte do mundo.
O conceito inclui grandes áreas de consumo, maior variedade de opções de produtos, com qualidade e a preços justos, além de um atendimento diferenciado e eficaz, capaz de superar as expectativas do cliente.

 
Supermercados Carrefour
O Carrefour Bairro é o Carrefour pertinho da sua casa. Com atendimento simpático e eficiente, oferece um supermercado completo para você e sua família, com feira supervariada com frutas e verduras, padaria com bolos, tortas e pães, açougue com cortes especiais e muito mais. 

Carrefour.com.br
A loja virtual do Carrefour coloca as ofertas e preço justo que você encontra em todas nossas unidades a apenas um clique de você. Esteja onde estiver em casa ou no trabalho basta um computador conectado à internet para realizar suas compras com toda comodidade e segurança. Um Carrefour como você nunca viu.

                    Carrefour Express
O Carrefour Express é a sua loja de conveniência Carrefour. As unidades estão instaladas nos postos de combustível Carrefour e possuem o mesmo atendimento e qualidade que você já conhece. São as opções ideais para aquelas compras de última hora.


Carrefour Soluções Financeiras
Em maio de 2007, o Grupo Carrefour consolidou sua instituição financeira e passou a proporcionar aos seus mais de 8 milhões de clientes do Cartão Carrefour, novos produtos e serviços. Presente em todo o território nacional, tem como missão ser a melhor opção na oferta e distribuição de produtos e serviços financeiros para o público alvo do Grupo Carrefour.

                                                      Carrefour Postos
Além de abastecer sua despensa, o Carrefour também enche o tanque de seu carro. Muito mais conveniência e segurança em mais de 90 postos, com combustível de qualidade, de empresas garantidas como Petrobrás, Esso, Ipiranga, Shell, etc. e o preço justo que só o Carrefour tem.

Carrefour Drogarias
Mais um serviço Carrefour para você. Além de encontrar todos os medicamentos que procura, você dispõe de estacionamento, segurança e todas as vantagens do Carrefour. Aqui, você encontra tudo para sua casa e para a sua saúde no mesmo lugar.
                                                     
                                                     Serviços Digitais
Pensando na sua comodidade, o Carrefour oferece mais um serviço dentro de nossas lojas. São os Serviços Digitais do Carrefour, você pode imprimir e revelar suas fotos enquanto faz as suas compras.


Cartão Presente
O Cartão Presente Carrefour é um cartão pré-pago, recarregável, que criamos para facilitar sua vida na hora de presentear e fazer compras. Os cartões possuem duas versões, pessoa física e pessoa jurídica, uma vez que as empresas também podem querer presentear colaboradores, clientes ou fornecedores. Cartões para todas as ocasiões: Dia dos Pais, Namorados, Casamento, Aniversário e Bebê.

                                                  Connect
O serviço técnico do Carrefour que resolve tudo por você.
Em parceria com a Telefonica, a gente simplifica a sua vida, agregando serviços e oferecendo as mais completas soluções em informática, som e imagem; além de ampla assistência técnica e serviços exclusivos.


                                                        Linha Viver
Uma linha completa de produtos especialmente desenvolvidos para aliar saúde e bem-estar ao seu dia-a-dia. Seis famílias de alimentos saudáveis e muito saborosos para você e sua família.
 Garantia de Origem
Este selo certifica a qualidade e segurança dos alimentos comprados nas lojas Carrefour. Com ele, você tem sempre a certeza de levar para casa produtos que, em todas as etapas, do campo à gôndola, foram preparados dentro de conceitos rigorosos de qualidade, responsabilidade ambiental e social.



A empresa possui diversos tipos de produtos por ser um mercado varejista, não existe um tipo de produto específico. Alguns exemplos desses produtos são roupas, comidas, eletrodomésticos, entre outros.

Organograma


Valores da Empresa

A atitude otimista atrai recursos e pessoas para a realização de sonhos e idéias. Um futuro melhor acontece para quem acredita nele. Pensam positivo e olham para o futuro com energia, entusiasmo e otimismo.
- Trabalham em colaboração com os próprios públicos para fazer sempre melhor e com mais agilidade. Interagir, dialogar e colaborar é o caminho que escolhem para estar sempre um passo à frente.
- Ser acolhedor é ser atento às pessoas e cuidar do lado humano das relações. É entender que por trás de um colaborador, do consumidor ou fornecedor existe uma pessoa com sentimentos e valores. Com respeito e proximidade, criam laços de confiança em seus relacionamentos.
 

Objetivo Organizacional


Grupos Informais


O Grupo Carrefour, por ser uma empresa de grande porte e por ser francesa, não possui grupos informais, ou seja, o Grupo Carrefour não tem uma interdependência funcional. A burocracia domina grande parte da empresa, desta forma, impede o surgimento de grupos informais.

Processo Produtivo

Com o objetivo de ampliar a sua rede de fornecedores para produtos que levam o "Selo de Garantia de Origem" na região, o Carrefour participará da feira internacional de frutas tropicais, promovida pelo Sebrae, que vai reunir produtores, investidores, compradores e vendedores de produtos ligados à fruticultura. Para a rede, além de estreitar o relacionamento com os atuais parceiros, a participação permite conhecer novos produtores e aumentar a oferta desses itens na praças do Nordeste.
O selo Garantia de Origem assegura a qualidade e segurança dos alimentos comprados nas lojas Carrefour, em todas as etapas, do campo à gôndola, levando para o cliente a certeza do preparo dentro de conceitos rigorosos de qualidade, responsabilidade ambiental e social. Na prática, isso significa que o Carrefour conhece a procedência dos produtos que revende, sejam carnes, peixes, frutas e legumes e é extremamente rigoroso nos processos de plantio, seleção, transporte, armazenagem e auditorias.
No Nordeste, entre os produtos Garantia de Origem estão o Mamão Papaya, do município de Mucuri (BA) e Mamanguape (PB); Uva , da Região do Vale do São Francisco (PE); Manga, da Região do Vale do São Francisco - PE e BA; Melão Amarelo, em Aracati (CE), Melancia, em Russas (CE), Amaparo (BA) e Buriti (PI) e Castanha de Caju, de Cascavel (CE).
Ao estabelecer critérios rigorosos para os seus fornecedores, o Carrefour pretende garantir melhores produtos, profissionalizar trabalhadores e contribuir na modernização dos processos produtivos das empresas.
Para ser um fornecedor de produtos com Garantia de Origem Carrefour é necessário receber visitas constantes de veterinários, zootecnistas e agrônomos, para monitoramento de atividades.
Além das visitas dos técnicos do Carrefour, semestralmente os fornecedores são reavaliados por empresas de auditorias independentes garantindo que todos os requisitos do programas continuam sendo seguidos e que melhorias constantes estão sendo feitas nas propriedades garantindo a sustentabilidade no processo produtivo.

Benefícios

                  - PARA FUNCIONÁRIOS

Benefícios Expontâneos - Niveis Operacionais até Gte de Depto. Assistência Médica - Operacional e Operacional
Ambulatório Médico - Todos                                                     Cantina - Todos
Assistência Odontológica - Operacional e Hierarquia             CarrefourPrev - Todos
Reembolso de Medicamentos - Operacional e Hierarquia      Transporte - Operacional
Reembolso de Óculos - Operacional e Hierarquia                   Auxílio Moradia - Hierarquia
Seguro de Vida em Grupo - Todos                                            Auxílio Transferência - Hierarquia
Auxílio-Doença - Todos                                                            Empréstimos
Benefícios Legais - Todos                                                        Creche - Todos
Vale Transporte - Gerentes e Operacional                              Uniforme - Operacional
Exames Médicos - Todos                                                        Auxílio-Maternidade - Todos
           
                 - PARA CLIENTES 
CARTÃO CARREFOUR
.:: ECONOMIA: Clientes do Cartão Carrefour têm descontos e parcelamentos exclusivos nas lojas Carrefour.
.:: PRAZO: Até 40(2) dias para pagar. 
.:: PRATICIDADE: Você pode pagar seu extrato nas lojas Carrefour, agências bancárias, por débito automático ou pela internet. 
.:: PROTEÇÃO: Você poderá contratar diversos seguros que foram feitos especialmente para garantir a sua tranquilidade. 
.:: DESCONTÃO(3): Descontos exclusivos, em diferentes setores, em cada um dos dias da semana.
.:: SOLUÇÕES: Você pode efetuar saques em dinheiro, para utilizar como quiser (4) e colocar todas as suas despesas do dia-a-dia no Cartão Carrefour e pagar todas juntas na data de vencimento da sua fatura(5).

Stakeholders

Texto Retirado da ABRAS(ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMECADOS)
“Realizar e compartilhar ações voltadas para sustentabilidade é tradição do Carrefour Brasil. A edição 2009 do Relatório de Desenvolvimento Sustentável acaba de ser lançada e reflete a trajetória da empresa no País, que há 34 anos contribui para a melhoria das relações de consumo dos brasileiros. O material traz a Agenda Ambiental Carrefour, construída a partir de 21 diretrizes definidas pelo Grupo mundialmente e que reflete a bandeira da companhia, a promoção do consumo consciente.
Elaborado de acordo com os princípios do Global Reporting Initiative (GRI), principal indicador internacional que avalia os impactos econômicos, sociais e ambientais no contexto empresarial mundial, o material tem como objetivo contribuir para disseminação de boas práticas sustentáveis e contribuir como fonte para pesquisas sobre o tema.
Algumas das ações realizadas em 2009, divididas de acordo com o universo dos 5Cs - Consumidor, Cadeia, Colaboradores, Comunidade e Clima.: Consumidor: 700 mil clientes atendidos pelo SAC. Desse total, 30 mil são críticas resolvidas e com 97% de satisfação dos clientes. | 10,5 milhões de clientes do Cartão Carrefour | 1.500 clientes participaram do Programa Cliente Amigo Carrefour, reunião que acontece bimestralmente nas lojas da rede. | Implantação de Estações de Reciclagem e de Coleta de Óleo.
Cadeia: Lançamento de 400 produtos Marca Própria, nas categorias higiene, limpeza, mercearia, refrigerados e congelados. 180 fornecedores com o selo Garantia de Origem em seus produtos.
Colaboradores: Seis mil colaboradores promovidos no ano. As mulheres representaram 52,5% do quadro de funcionários da empresa.
Comunidade: Apoio a 15 projetos sociais, que beneficiaram mais de 15 mil pessoas. 1400 colaboradores foram voluntários em 84 instituições, beneficiando mais de oito mil pessoas. Doação de 90 toneladas de alimentos para as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Nordeste.
Clima: 2.200 toneladas de equipamentos foram recolhidos e recuperados. | Instalação de lâmpadas especiais diminui em até 45% o consumo de energia elétrica. | 600 mil sacolas retornáveis foram vendidas até 2009.
Jean-Marc Pueyo, diretor-superintendente Grupo Carrefour Brasil comenta: “ Sustentabilidade é parte do nosso jeito de ser. O ano que passou, para muitos segmentos da economia, foi de instabilidade e incertezas.
Para o Carrefour Brasil, 2009 foi um ano de grandes realizações. Apesar da crise, que trouxe muitos desafios para o mercado brasileiro, a inclusão de mais de 30 milhões de pessoas guindadas das classes D e E para a C fez com que o varejo mantivesse o padrão de consumo e o Carrefour Brasil, motivado pela sua vocação por inovar, agregar novos clientes à sua base ao oferecer produtos, serviços e atendimento diferenciados.
A essência do Carrefour está na sua capacidade de ser o agente de transformação das relações de consumo e é nesse contexto de constantes interações que recebemos, todos os dias, milhões de pessoas nas nossas lojas. Nessas interações, o Carrefour procura esta- estabelecer um diálogo com cada consumidor, buscando fazer com que o simples ato da compra seja um momento crucial de reflexão e aprendizado sobre atitudes mais sustentáveis no dia a dia de cada cidadão.
Isso demanda uma nova forma de fazer negócios, totalmente conectada às necessidades socioambientais prementes pelas quais passamos. Essa é a maneira que o Carrefour escolheu para agir, transformando a maneira como fazemos negócios, construindo a nos- sa cultura organizacional, os relacionamentos com os stakeholders e o cotidiano nas lojas, procurando melhorar tudo o que fazemos todos os dias.  
E as lojas Carrefour são o palco em que esse processo de evolução de atitudes e mentalidade acontece a partir de uma experiência única ou coletiva denominada compra. A experiência da aquisição é uma forma de sensibilização importante, pois é na loja que procuramos promover o consumo mais consciente por meio da informação, da variedade de opções e de escolha e o esclarecimento imparcial e transparente.
A instituição da prática do consumo consciente é uma postura diferenciada e corajosa. Para muitos, consumo e sustentabilidade são conceitos antagônicos.  
Para nós, não, pois sabemos que o consumo é o motor da economia, possibilitando a geração de renda para que a vida de cada um seja melhor. Mas sabemos que esse consumo tem de ser pautado pela reflexão, para que ele seja feito de maneira que assegure o crescimento e o desenvolvimento sustentáveis.  
Nesse Relatório de Desenvolvimento Sustentável pretendemos demonstrar como estamos construindo esse caminho e, para isso, a organização das informações pautou-se nas cinco dimensões de desenvolvimento do Carrefour Brasil, os 5 Cs: Consumidor, Cadeia, Colaborador, Comunidade e Clima. Sob essa perspectiva reafirmamos a confiança no crescimento das operações no País e a criação de uma rede que congrega fornecedores e parceiros, comunidade, colaboradores e clientes no esforço pelo crescimento do País, o uso racional de recursos, a valorização humana, a inclusão social e o respeito ao meio ambiente. Tudo isso em conjunto permite o crescimento orgânico e sustentável do Carrefour e, ainda, do Brasil. Proteger o meio ambiente é também uma das grandes responsabilidades do Carrefour através de três compromissos: contribuir para a luta contra as alterações climáticas, a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais, reduzir o desperdício e maximizar a reciclagem. Assim, sustentabilidade, para o Carrefour Brasil, é parte do nosso jeito de ser e um caminho sem volta por ser o único capaz de garantir a melhora do estado do mundo. Queremos promover ações que reduzam os impactos ambientais, tragam significativa inclusão social e retorno econômico, conquistando a confiança de cada consumidor que estiver em algum dos nossos pontos de venda distribuídos por este imenso território”, conclui Jean-Marc Pueyo, diretor-superintendente Grupo Carrefour Brasil."

Tomada de Decisão
A maioria das decisões são centralizadas, para que assim, exista procedimentos homogêneos, facilidade de controle, eficiência na comunicação vertical, melhor acesso a informação e menos redundância nas tarefas.



 




 
 
 
 

2 comentários:

  1. O Carrefour é minha loja preferida. Goiania tem uma loja linda.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia , sou funcionário desde 2001 e estou afastado desde 2007 por acidente d trabalho , quero sair do inss e voltar ao trabalho . preciso de ajuda Whatsapp 21 981659159 CP 76265773704

    ResponderExcluir